Processamento textual e estratégias cognitivas no trabalho com crônicas em sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Leitura, Abordagem cognitiva, Estratégias de processamento textual, Sala de aula, Crônica

Resumo

O presente trabalho traz um estudo focado em atividades de processamento textual realizadas por alunos do nono ano do Fundamental, a partir de um projeto didático com o gênero crônica. O lugar de análise foi direcionado às estratégias cognitivas de leitura dos estudantes, procurando identificar suas aplicabilidades durante o uso de operações mentais. Como fundamento, utilizamos uma perspectiva de leitura cognitiva (KOCH, 2009; 2018; KLEIMAN, 2004; SILVEIRA, 2009; 2015), com uso de gêneros em sala de aula (BAKHTIN, 2011; MARCUSCHI, 2008; 2012). Dentro de um quadro metodológico qualitativo, a partir do enfoque etnográfico, foi possível identificar as necessidades cognitivas dos alunos para compreensão, leitura e produção das atividades escolares, e, assim, propor atividades capazes de agir diretamente nos processos cognitivos que não ocorreram de maneira satisfatória, traçando possíveis caminhos para aprimoramento de tais processos.

Biografia do Autor

Josenaldo Oliveira Lucas Júnior, Secretaria de Educação de Calçado-PE.

Professor de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação de Calçado-PE. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Dennys Dikson, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)

Professor do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Curso de Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)

Downloads

Publicado

2022-05-06

Como Citar

Lucas Júnior, J. O., & Dikson, D. (2022). Processamento textual e estratégias cognitivas no trabalho com crônicas em sala de aula. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(32), 334–359. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10432

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL