Processamento textual e estratégias cognitivas no trabalho com crônicas em sala de aula
Palavras-chave:
Leitura, Abordagem cognitiva, Estratégias de processamento textual, Sala de aula, CrônicaResumo
O presente trabalho traz um estudo focado em atividades de processamento textual realizadas por alunos do nono ano do Fundamental, a partir de um projeto didático com o gênero crônica. O lugar de análise foi direcionado às estratégias cognitivas de leitura dos estudantes, procurando identificar suas aplicabilidades durante o uso de operações mentais. Como fundamento, utilizamos uma perspectiva de leitura cognitiva (KOCH, 2009; 2018; KLEIMAN, 2004; SILVEIRA, 2009; 2015), com uso de gêneros em sala de aula (BAKHTIN, 2011; MARCUSCHI, 2008; 2012). Dentro de um quadro metodológico qualitativo, a partir do enfoque etnográfico, foi possível identificar as necessidades cognitivas dos alunos para compreensão, leitura e produção das atividades escolares, e, assim, propor atividades capazes de agir diretamente nos processos cognitivos que não ocorreram de maneira satisfatória, traçando possíveis caminhos para aprimoramento de tais processos.