Feminismos e cinema: crítica à representação da mulher

Autores

Palavras-chave:

Cinema, Feminismo, Mulher, LGBTQI.

Resumo

Apresenta-se uma pesquisa sobre o estado da arte a respeito de cinema e gênero. A pesquisa tem por objetivo sistematizar os conhecimentos produzidos em torno da representação da mulher no cinema, a partir de uma pesquisa bibliográfica, em âmbito nacional e internacional. Os resultados da pesquisa centraram-se principalmente em quatro focos de críticas à representação da mulher no cinema. Em primeiro lugar, o posicionamento da mulher como objeto ao olhar contemplativo masculino, com a dominação feminina e sexualização da mulher. Em segundo lugar, a centralidade do desejo heterossexual no cinema. Em terceiro lugar, a sub-representação das mulheres negras, asiáticas e latinas. Finalmente, a representação estereotipada da população LGBTQI.

Biografia do Autor

Leilane Serratine Grubba, IMED

Doutora em Direito (UFSC/2015), com estágio de pós-doutoramento (UFSC/2017). Mestre em Direito (UFSC/2011). Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS/2020). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Meridional - IMED (Mestrado em Direito/IMED). Professora Colaboradora do Mestrado em Psicologia da Faculdade Meridional (PPGP/IMED). Professora da Escola de Direito (IMED). Pesquisadora da Fundação IMED. Pesquisadora Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão CineLaw - Cinema, Direitos Humanos e Sociedade: vias para o Empoderamento (CNPq/IMED), apoiado pelo Instituto Interamericano de Derechos Humanos (IIDH) e pelo Programa Youth for Human Rights (YHRB). Coordenadora do Projeto de Pesquisa Biopolítica, Gênero e Direito (CNPq/IMED).

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Grubba, L. S. (2021). Feminismos e cinema: crítica à representação da mulher. ANTARES: Letras E Humanidades, 13(31), 259–287. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10350

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL