Sátira cultural, letras jocosas e peripécias bufoliterárias em Joanim Pepperoni, PhD

Autores

  • Clóvis Da Rolt Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Joanim Pepperoni, PhD, Serra Gaúcha, Humor, Imigração italiana

Resumo

Este ensaio aborda alguns aspectos da produção literária do escritor Joanim Pepperoni, PhD. Além de analisar elementos do método de atuação do escritor, busca-se verificar as ocorrências do humor e da sátira como campos de significado de sua escrita. Desde a publicação de A fantástica máquina de ensacar berros, em 2013, o autor vem construindo uma obra marcada pelo olhar crítico sobre a região de colonização italiana do Rio Grande do Sul, especialmente a Serra Gaúcha, com a intenção de satirizar comportamentos, moralidades e elementos culturais regionais.

Biografia do Autor

Clóvis Da Rolt, Universidade Federal do Pampa

Docente da Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão-RS. Licenciado em Artes Plásticas (UCS), Mestre e Doutor em Ciências Sociais (UNISINOS). Dentre outros, é autor dos livros O martírio da santa feia: uma leitura sobre a rejeição ao monumento de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha-RS e Mínimo fôlego.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Da Rolt, C. (2021). Sátira cultural, letras jocosas e peripécias bufoliterárias em Joanim Pepperoni, PhD. ANTARES: Letras E Humanidades, 13(31), 174–196. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10298

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL