Perfil preliminar de designers de jogos do Brasil

Autores

Palavras-chave:

Designers de jogos, Perfil socioeconômico, Trabalho, Representatividade, Renda

Resumo

Educação, ciências da computação, sociologia e arqueologia são alguns dos campos que têm os jogos como objeto de pesquisa. O padrão está em estudar os jogos, a interação que estes medeiam e a interpretação das pessoas acerca desses artefatos. Não obstante, ao se estudar/pesquisar jogos, nas várias áreas de conhecimento, pouco tem sido falado sobre profissionais que desenvolvem estes jogos. Designers de jogos se dedicam a desenvolver experiências lúdicas, mas quem são essas pessoas do Brasil que desenvolvem jogos? Nesse sentido, esse artigo tem por objetivo apresentar um perfil preliminar de designers de jogos do Brasil. Para tanto, opta-se pelo questionário estruturado, distribuído de forma on-line como instrumento de coleta de dados, a serem analisados através de estatística descritiva. Como principais resultados, compreende-se que o campo profissional de designer de jogos do Brasil espelha muito das condições trabalhistas brasileiras, bem como, possui altos parâmetros de escolaridade, dedicação a profissão e contradições nas escolhas acerca da profissão de designer de jogos.

Biografia do Autor

Jeferson Antunes, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em educação (PPGE/UFC), Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA), Licenciado em História (URCA)

Bernadete de Souza Porto, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professora adjunta I do departamento de teoria e prática de ensino (FACED/UFC).

Downloads

Publicado

2022-05-06

Como Citar

Antunes, J., & Porto, B. de S. (2022). Perfil preliminar de designers de jogos do Brasil. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(32), 272–306. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10266

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL