INFLUÊNCIA DA MÚSICA NOS EXERCÍCIOS RESISTIDOS
Resumo
Resumo: A música está presente em todos os lugares e nas academias não seria diferente, uma vez que a mesma tem ação motivacional importante na realização de atividades físicas. Objetivo geral: O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência da música no exercício físico resistido em duas academias de Caxias do Sul - RS. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo quali-quantitativo, descritivo e exploratório de viés transversal. A amostra contou com 180 participantes de uma academia localizada na cidade de Caxias do Sul - RS, a qual possui duas unidades, totalizando 17,7% dos frequentadores, mas apenas 127 participantes se encaixaram nos critérios de inclusão. Para a coleta dos dados foi utilizado como instrumento um questionário contendo onze questões sendo quatro questões abertas e sete fechadas. Os questionários foram aplicados aleatoriamente no período de agosto a setembro de 2016 e todos os respondentes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística descritiva (média, desvio-padrão, frequência simples e percentagem). Resultados: Pode-se concluir que a grande maioria dos praticantes de exercícios físicos resistidos costumam escutar música durante o treinamento e consideram a música como um fator que pode influenciar seu desempenho durante o treino. O gênero musical preferido foi a música eletrônica seguido do rock. Mesmo com os aparelhos portáteis como celular, mp3 e mp4, a grande maioria dos alunos costumam escutar a música ambiente da sala de musculação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).