ATIVIDADES LÚDICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA AQUISIÇÃO/MANUTENÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS
Resumo
O presente estudo objetivou verificar como estava a alimentação de crianças matriculadas na rede municipal de ensino da cidade de Flor do Sertão/SC, da faixa etária de 4 e 5 anos, com vista a contribuir com a aquisição/manutenção de hábitos saudáveis, a partir de atividades lúdicas nas aulas de Educação Física na escola. A amostra foi constituída por 23 alunos, sendo 13 do gênero feminino e 9 do gênero masculino, selecionados de forma intencional/voluntária. A pesquisa caracterizou-se como descritiva. Para a coleta de dados utilizou-se do “Questionário de Frequência de consumo alimentar (QFA)” (RIBEIRO et al., 2006), e do “Questionário de Frequência Alimentar para crianças (QFAC)” (COLUCCI; PHILIPPI; SLATER, 2004). Também foi utilizado da atividade de recorte e colagem e ficha de perguntas em forma de inquérito recordatório. Para o relatório foi utilizado do diário de bordo. Como estratégias foram utilizadas de atividades/brincadeiras lúdicas. Para análise das variáveis estudadas foi utilizada a análise de conteúdo e de frequência absoluta. Os resultados mostraram que em relação às contribuições do lúdico, através do brincar, as crianças conseguiram reconhecer a importância de uma boa alimentação sabendo diferenciar alimentos saudáveis e não saudáveis e também entenderam a importância de brincar como forma de praticar atividade física para uma vida saudável. Através da diferenciação de alimentos saudáveis e não saudáveis, percebeu-se que as crianças passaram a ter uma alimentação mais saudável. Como forma de contribuir para a aquisição/manutenção de hábitos saudáveis, sugere-se que mais estudos sejam realizados com essa temática, pois ressalta-se a importância de desde os anos iniciais da Educação Básica informar e estimular as crianças para um estilo de vida saudável, persistindo assim para toda vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).