PRESENÇA E QUALIDADE DE ESTRUTURAS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a presença e qualidade de estruturas para a prática de Atividade Física (AF) em espaços públicos de lazer. Trata-se de um estudo observacional e transversal, conduzido nas cidades de Pouso Redondo e Mirim Doce, Santa Catarina. Os espaços públicos foram avaliados mediante o Physical Activity Resource Assessment (PARA). Foram identificadas cinco praças, com a presença de 11 estruturas destinadas a AF, com predomínio de parquinhos infantis (27,3%) e campo/quadra de futebol (18,2%). Em geral, 90,9% das estruturas apresentaram qualidade boa, a qual se manteve nas estruturas com maior frequência, tanto os campos de futebol (100%) como os parquinhos (66,7%). Conclui-se que são poucos os espaços públicos de lazer e que há oferta de baixa diversidade de estruturas para AF.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).