Dançando Na Escola: O Projeto Oficina De Dança Livre E A Percepção Dos Professores Em Relação Ao Processo De Ensino-Aprendizagem
Resumo
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos professores das séries iniciais do ensino formal de uma escola da rede pública de Caxias do Sul, quanto ao desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem das disciplinas ministradas no ambiente escolar entre os alunos praticantes de dança do projeto Oficina de Dança Livre e os demais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva exploratória e de cunho transversal que teve como instrumento de pesquisa um questionário aberto destinado a oito professores da escola selecionada. Os dados analisados apontaram que a dança ainda enfrenta sérias dificuldades quanto à compreensão e reconhecimento de seu valor, não apenas pelos profissionais de Educação Física, mas, também, pelos demais professores. Os dados traduziram, ainda, um baixo índice de utilização da dança como estratégia de ensino e o pouco conhecimento dos professores sobre essa área do saber, bem como uma percepção limitada no que se refere às variantes do nível de aprendizado escolar entre os alunos não praticantes de dança e os praticantes do projeto Oficina de Dança Livre.
Palavras-chave: Dança. Ambiente Escolar. Processo Ensino-aprendizagem. Percepção dos Professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).