Dançando Na Escola: O Projeto Oficina De Dança Livre E A Percepção Dos Professores Em Relação Ao Processo De Ensino-Aprendizagem

Autores

  • Fernando Madruga UCS/RS, Brasil
  • Sigrid Nora

Resumo

Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos professores das séries iniciais do ensino formal de uma escola da rede pública de Caxias do Sul, quanto ao desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem das disciplinas ministradas no ambiente escolar entre os alunos praticantes de dança do projeto Oficina de Dança Livre e os demais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva exploratória e de cunho transversal que teve como instrumento de pesquisa um questionário aberto destinado a oito professores da escola selecionada. Os dados analisados apontaram que a dança ainda enfrenta sérias dificuldades quanto à compreensão e reconhecimento de seu valor, não apenas pelos profissionais de Educação Física, mas, também, pelos demais professores. Os dados traduziram, ainda, um baixo índice de utilização da dança como estratégia de ensino e o pouco conhecimento dos professores sobre essa área do saber, bem como uma percepção limitada no que se refere às variantes do nível de aprendizado escolar entre os alunos não praticantes de dança e os praticantes do projeto Oficina de Dança Livre.

Palavras-chave: Dança. Ambiente Escolar. Processo Ensino-aprendizagem. Percepção dos Professores.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Como Citar

Madruga, F., & Nora, S. (2017). Dançando Na Escola: O Projeto Oficina De Dança Livre E A Percepção Dos Professores Em Relação Ao Processo De Ensino-Aprendizagem. DO CORPO: Ciências E Artes, 6(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/docorpo/article/view/5363