Nível de Motivação em Jovens Praticantes de Futebol
Resumo
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar os níveis de motivação em jovens adolescentes da zona rural. Foi um estudo descritivo, transversal e quantitativo. A amostra teve 28 alunos do sexo masculino, com idade entre 10 e 17 anos, moradores da zona rural de Caxias do sul. O Instrumento utilizado para a coleta dos dados foi o Inventário de Motivação para a Prática Desportiva, de Gaya e Cardoso (1998), constituído por 19 questões fechadas, subdivididas em três categorias – rendimento desportivo, saúde e amizade/lazer. Os resultados, através do teste da análise de variância, mostraram que a categoria do rendimento esportivo apresentou uma diferença significativa (p=0,05) em relação à categoria da saúde. Nas demais relações não houve diferença significativa. Os resultados levam a concluir que os jovens moradores da zona rural buscam na prática do futebol uma maneira de realização profissional, motivando-se para a prática do futebol, com o objetivo de melhorar seu desempenho esportivo e talvez adentrar no mundo competitivo do futebol.
Palavras-chave: Motivação. Futebol. Adolescentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).