Leituras de um corpo que não esta: Traduções estéticas e testemunho a partir da dança butô de Hijikata
Resumo
Resumo: O artigo trata do artista japonês Tatsumi Hijikata, sua dança e alguns de seus ensaios. Abordamos aqui as novas perspectivas de pensar o corpo através da dança butô, sua busca por um corpo que não está, e propostas de pensar relações da arte no mercado. Sob uma perspectiva filosófica baseada em proposições de Deleuze, Guattari e Bergson, engajamos alguns aspectos estéticos de sua obra em uma leitura que coloca em evidência conexões entre política e estética, observadas pelos processos criativos que se operam no corpo. O que pode a criação na dança quando existe uma percepção do desaparecimento do corpo em si?
Palavras chaves : Dança ; corpo; estética; filosofia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).