De Estampa da Memória: A História do CTG Porteira da Serra
Resumo
Resumo: O presente estudo trata de uma pesquisa histórica sobre o CTG Porteira da Serra, atuante na cidade de São Marcos - RS. O trabalho se caracteriza em uma investigação qualitativa, descritiva, documental e bibliográfica, que pretende, na medida do possível, elucidar e registrar os fatos que deram origem a sua criação e dar luz a acontecimentos que marcaram seu percurso entre o período de 1967 e 2015. Para realizar este estudo, como suporte conceitual, nos valemos da contribuição de historiadores como Jaques Le Goff, Edgar Morin, Eliana Lopes e Ana Maria Galvão, José Carlos Meihy, Durval Albuquerque Jr. e Regina Guimarães Neto, entre outros. Materiais e método: Foi desenvolvido um estudo bibliográfico e histórico-documental através da coleta de dados gerados a partir de documentos pertencentes ao acervo da referida entidade e acervos particulares. E, no intuito de obter-se mais informações sobre os fatos que compõem o surgimento e percurso do referido patrimônio cultural, foi aplicada uma entrevista semiestruturada direcionada a pessoas que viveram ou conhecem sua história.
Palavras-chave: CTG Porteira da Serra. História. Memória.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).