Nível de ansiedade em jovens atletas de voleibol em situação pré-competitiva
Resumo
O presente estudo se propõe a comparar o nível de ansiedade pré-competitiva em relação àcategoria e ao sexo de jovens atletas. Participaram do estudo 46 atletas de voleibol tanto do sexo masculinocomo do feminino; a idade varia entre 13 e 17 anos e pertencem às categorias infanto e infantil. Oinstrumento utilizado para realizar a coleta de dados foi o Teste de Ansiedade Pré-Competitiva de Martens(Scat). Os resultados indicaram que não há diferença significativa comparando as categorias e os atletas dosexo masculinos com os do sexo feminino. A média geral das equipes tanto femininas como masculinaspertence ao escore entre 17 e 23 pontos o que indica uma ansiedade média. Com isso se conclui que não hádiferença entre os sexos e nem entre as categorias de atletas de voleibol, e que o nível de ansiedade dosmesmos corresponde a uma ansiedade médiaDownloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).