Ginástica artística feminina: as habilidades motoras de atletas residentes em casas e apartamentos na cidade de Caxias do Sul — RS
Resumo
O objetivo do estudo é identificar se existem diferenças nas habilidades motoras entre atletas deginástica artística residentes em casas e apartamentos, na cidade de Caxias do Sul — RS. A amostra foicomposta de 40 atletas do sexo feminino, de 5 a 12 anos de idade. Os instrumentos utilizados foramo testeTGMD-2- Test of Gross Motor Development (ULRICH, 1985 apud VALENTINI et al., 2008); questionáriosociocultural com 34 perguntas adaptado de Carraro (2007 apud BRUNI, 2008). Os resultados mostram: (1)nas habilidades motoras de locomoção as moradoras em apartamentos são melhores que moradoras emcasas; já nas habilidades motoras manipulativas, não há diferença significativa; (2) todas as categorias estãoabaixo da média dos escores estabelecidos pelo teste, porém não há diferença significativa entre elas; (3) nashabilidades motoras, chutar e passada, as atletas residentes em casas são melhores que as residentes emapartamentos; nas demais, não há significância; (4) as habilidades motoras realizadas com maior dificuldade éa passada e o lançar para cima;de maior facilidade são a corrida é o chutar.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).