Autoestima e autoimagem em Idosos Participantes do Projeto Ritmo e Movimento de Caxias do Sul — RS
Resumo
O objetivo do presente estudo é caracterizar a autoestima e a autoimagem de idosos participantes doprojeto “Ritmo e Movimento” de Caxias do Sul — RS. Esse se caracteriza como um estudo quantitativo,descritivo, de cunho transversal. A amostra é composta de 79 idosos de ambos os sexos, com média de idadede 71,42 anos. Para a caracterização da autoestima e da autoimagem, foi aplicado pelos pesquisadores umquestionário adaptado de Steglich (1978). O tratamento dos dados seguiu o protocolo de Steglich (1978) epara classificar a autoestima e a autoimagem em alta ou baixa, seguiu-se o ponto de corte, que estabelecia apartir da multiplicação do total de questões pelos maiores escores do questionário, encontrando, assim,valores máximos e mínimos para alta autoestima e alta autoimagem, e valores abaixo desse intervalo foramconsiderados com baixa autoestima e baixa autoimagem. Os dados foram analisados no programa SPSS 16.0.Quanto às características pessoais, a maioria era casada, aposentada, pratica ginástica regularmente (duasvezes por semana) há pelo menos um ano, gosta das aulas, dos amigos e do professor, e realiza outraatividade física paralelamente. Em relação à classificação da autoestima e da autoimagem, a maioria dosparticipantes apresenta baixa autoestima e baixa autoimagem. De acordo com as categorias orgânica, social,intelectual e emocional, a maioria apresenta baixa autoestima e baixa autoimagem.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).