Utilização de índices preditivos no desmame ventilatório: revisão bibliográfica
Resumo
Os índices preditivos para o desmame da ventilação mecânica têm seu uso polemizado, divergindo os estudos a seu respeito. O objetivo do presente estudo é revisar a utilidade e o resultado dos índices preditivos de desmame direcionando-se para os Índices de Tobin e Crop. Portanto, foram utilizadas para a pesquisa as bases de dados dos sistemas SciELO, Medline, Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e PubMed, nas quais foram selecionados artigos publicados entre 1991 e 2011, em língua inglesa ou portuguesa, utilizando-se os seguintes termos: extubation/extubação, weaning/desmame e weaning indexes/índices de desmame. O Índice de Tobin apresenta-se como sendo o parâmetro mais utilizado eacurado em relação aos demais, na maioria dos estudos publicados, assim como o Índice de Crop (complacência, frequência respiratória, oxigenação e pressão) que também apresenta boa acurácia, porém não tão utilizado. As principais limitações da utilização dos índices preditivos para o desmame ventilatório referem-se ao uso em populações específicas, pontos de corte selecionados e divergências nas formas de mensuração. Os índices preditivos podem ser úteis na decisão de iniciar um difícil desmame ventilatório.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).