Alterações nos parâmetros cinéticos e cinemáticos da marcha decorrentes do envelhecimento
Resumo
A marcha é entendida como uma sequência repetitiva de movimentos dos membros inferiores que move o corpo para frente enquanto, simultaneamente, mantém a estabilidade do corpo. Objetivo: O objetivo do estudo foi comparar as alterações nos parâmetros cinéticos e cinemáticos da marcha com o envelhecimento, nos planos sagital e frontal, comparando as alterações no padrão da marcha em idosos e adultos jovens. Metodologia: Foi analisada a marcha de sete idosas com idade média de 63 a 67 anos. Os resultados das variáveis coletadas foram submetidos a uma estatística descritiva, com cálculos de média e desvio padrão. Os dados antropométricos da amostra também foram submetidos a estatísticas descritivas para caracterização da amostra. Resultados: Para o plano frontal o único leve desvio encontrado foi no joelho varo, com uma pré-disposição para doenças crônico-degenerativas. No plano sagital, uma leve flexão dequadril que é coerente com o processo de envelhecimento. Conclusões: A amostra apresenta parâmetros cinéticos e cinemáticos semelhantes em adultos jovens, porém chama a atenção para os leves desvios ocorridos nos planos sagital e frontal.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).