Monstros: do freak show às leituras artísticas
Resumo
O termo monstro parece ganhar novos significados de acordo com o contexto e o momento em que é apresentado. No século XVIII, durante a popularização dos freak shows, algumas pessoas foram definidas como estranhas — por suas características corporais — e apresentadas em espetáculos que ridicularizavam seus corpos. Esse mesmo corpo passa por novos entendimentos até chegar ao interesse de artistas. É nesse campo que percebemos o corpo estranho ganhando novas leituras e o público sendo instigado a repensar imagensantes consideradas repugnantes. Essa ressignificação parece possível porque o conhecimento se dá no momento da interação entre obra, indivíduo e ambiente.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).