Resenha - Kuniichi Uno: um pensamento filosófico além do dualismo Oriente-Ocidente
Resumo
Este livro inédito do filósofo japonês Kuniichi Uno apresenta 11 ensaios sobre o corpo, a dança, o teatro, o cinema e a biopolítica com reflexões que tomam como referência obras de Nijinsky, Tanaka Min, Hijikata, Artaud, Beckett, Genet e Deleuze. A dança e os escritos de bailarinos japoneses inspiraram-no a pensar sobre o corpo a partir do movimento. O encontro desse corpo, pelos autores trazidos por Uno, não se dará de maneira “positiva”, mas pela “transgressão” da razão, pela crueldade do pensamento, pelos interstícios, pelas fissuras, pela realidade que excede o texto. O que interessa a Uno nos autores franceses é aforma como desestabilizam os aspectos mais cartesianos e dogmáticos da filosofia da razão europeia, ou seja, é aquilo que os aproxima do Oriente.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).