“Os modernos methodos de ensino”: a criação dos cursos intensivos de Educação Physica na capital sul-rio-grandense
Resumo
A formação de professores de Educação Física no Rio Grande do Sul está inserida em um processo social, no qual a sociedade foi mobilizada para o alcance de finalidades que, antes mesmo de corresponderem as suas particularidades sociais, remetiam-se à consolidação de um novo Brasil, país que então emergia como organização política republicana. De tal modo, o objetivo central do estudo foi o de compreender como ocorreu a formação de professores de Educação Física no Estado do Rio Grande do Sul, via “Cursos Intensivos de Educação Physica”, estes programas emergenciais para a formação de mão de obra especializada. Para tanto, o reconhecimento e a validade de novas versões sobre nosso objeto de estudo, bem como a utilização de fontes que anunciem procedências e naturezas diversas são elementos que compõem uma forma particular de apropriação da História, da qual procuramos aqui nos aproximar: a História Cultural.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).