MUDANÇA CLIMÁTICA, CAPITALISMO E CIÊNCIA

Autores/as

  • Daniel Francisco Nagao Menezes Universidade Presbiteriana Mackenzie.
  • Ernani Contipelli International Business School The Hage e da United International Business School

DOI:

https://doi.org/10.18226/22370021.v12.n3.05

Palabras clave:

Ciência, Mudança climática, reverso da história, desenvolvimento

Resumen

O presente ensaio busca construir uma outra perspectiva particular - o reverso da história - no atual discurso dominante sobre a “luta contra as mudanças climáticas”. Seu objetivo é apontar certos aspectos problemáticos desse discurso, que devem ser cuidadosamente considerados por partes dos “pequenos países” (não industrializados ou em desenvolvimento) do mundo, para salvaguardar o futuro dos “insignificantes marginalizados” do planeta. Tais aspectos problemáticos estão relacionados a certas afirmações que fazem da “luta contra as mudanças climáticas” uma questão puramente científica (ciência natural) e técnica. Contra isso, argumenta-se que, na luta contra as mudanças climáticas, as demais ciências (sociais e humanas) devem e podem contribuir para ver aqueles aspectos não vistos ou explicados pela ciência (natural) e pela tecnologia que a acompanha. O objetivo final, então, é ajudar a evitar o otimismo e a engenhosidade da chamada “quarta revolução industrial”.

Biografía del autor/a

Daniel Francisco Nagao Menezes, Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Graduação em Direito (PUC-Campinas), Especializações em Direito Constitucional e Direito Processual Civil (PUC-Campinas), em Didática e Prática Pedagógica no Ensino Superior (Centro Universitário Padre Anchieta), Mestre e Doutor em Direito Político e Econômico (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Pós-Doutor em Direito (USP). Pós-Doutorando em Economia (UNESP-Araraquara). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor Colaborador da Maestría em Economía Social da Universidad Autónoma de Guerrero (Acapulco, México). Membro do CIRIEC-Brasil.

Ernani Contipelli, International Business School The Hage e da United International Business School

Graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialização em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado em Direito Constitucional Comparado pela Universidad Complutense de Madrid. Pós-doutorado em Política Comparada pela Universitat Pompeu Fabra. Professor da International Business School The Hage e da United International Business School (Holanda).

Publicado

2023-04-05

Cómo citar

Nagao Menezes, D. F., & Contipelli, E. (2023). MUDANÇA CLIMÁTICA, CAPITALISMO E CIÊNCIA. Revista Derecho Ambiental & Sociedad, 12(3). https://doi.org/10.18226/22370021.v12.n3.05

Artículos similares

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.