RELAÇÃO DE EMPREGOS PERANTE A COVID-19 NO RS: UMA ANÁLISE DE EFEITO CAUSAL E REGRESSÃO | EMPLOYMENT RELATIONSHIP BEFORE COVID-19 IN RS: AN ANALYSIS OF CAUSAL EFFECT AND REGRESSION
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v9n3.05Palavras-chave:
COVID-19, Empregabilidade, Economia RS, Análise correlacional, Causal ImpactResumo
A economia global sofreu um grande impacto decorrente da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. Tanto economias desenvolvidas, quanto em desenvolvimento e, até mesmo, as não desenvolvidas, sentiram o impacto econômico nos mais variados setores e, no estado do Rio Grande do Sul (RS) não foi diferente. Como parte indissociável da economia, o emprego também foi afetado. Ao todo, o RS perdeu cerca de 86 mil empregos formais desde o início da pandemia, ou seja, o estado ocupou o quarto lugar em número de vagas perdidas no país. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é realizar uma análise do impacto da pandemia sobre os empregos formais no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, será feita, metodologicamente falando, uma análise correlacional e de impacto causal em indicadores econômicos e de empregabilidade do estado do Rio Grande do Sul durante a pandemia da COVID-19. Os resultados demonstram que há sim uma relação do número de infectados, com admissões e demissões, população e desempenho econômico. Regiões economicamente mais ativas e melhores tiveram impactos maiores também. São regiões com uma população mais densa. Por outro lado, apesar de sofrerem maiores impactos, essas regiões apresentam melhores condições de se recuperar economicamente.
DOI: 10.18226/23190639.v9n3.05
Catiane Borsatto*, UCS, Brasil Email: cborsatto@ucs.br
Jerônimo De Rossi Molina, UCS, Brasil Email: jrmolina@ucs.br
Renan Isoton, UCS, Brasil Email: risoton@ucs.br
Rodrigo Bado, UCS, Brasil Email: rbado@ucs.br
Cíntia Paese Giacomello, UCS, Brasil Email: cintia.paese@ucs.br
Fernanda Lazzari, UCS, Brasil Email: flazzar3@ucs.br
Submetido: Janeiro 2021
Aceito: Junho 2021
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.