O IMPACTO DA INOVAÇÃO PERCEBIDA NA LEALDADE DOS CLIENTES: UM ESTUDO EM SALÕES DE BELEZA

Autores

  • Itamara Keli Vieira da Silva Departamento de Logística Universidade de Pernambuco
  • Djalma Silva Guimarães Junior Departamento de Logística Universidade de Pernambuco
  • Fagner José Coutinho de Melo Departamento de Administração Universidade de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-0550-5177
  • Carlos Henrique Michels de Sant’Anna Departamento de Logística Universidade de Pernambuco
  • Marcus Augusto Vasconcelos Araujo Departamento de Administração Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v9n2.07

Palavras-chave:

Inovação percebida, Fidelidade, Serviço, Salão de beleza.

Resumo

As mudanças no mundo dos negócios são constantes, e tal realidade é advinda da globalização. Visto isso, um fator evidente nesse novo cenário é a questão da inovação que é um processo complexo, a qual pode ser caracterizada como um ponto fundamental para a questão de fidelização de clientes. O objetivo do artigo é identificar a maneira pela qual a inovação percebida em um serviço de salão de beleza influencia a fidelização dos clientes ao mesmo, utilizando um modelo de equações estruturais. A pesquisa, que tem caráter quantitativo e natureza descritiva, foi realizada a partir da aplicação de questionários com 285 consumidores do serviço de salões de beleza residentes no Estado de Pernambuco. Já a análise de dados foi realizada por meio do Software estatístico JASP, no qual foi criado um modelo de equações estruturais objetivando verificar quais fatores mais influenciam a inovação percebida pelo consumidor em salões de beleza e qual a relação entre inovação percebida e fidelidade do cliente. Os resultados apontaram que as variáveis que afetam positivamente uma percepção inovadora do serviço são: administração, núcleo do serviço, instalação externa e responsividade. Também foi encontrada uma relação significativa entre percepção de inovação e fidelidade. Desta forma, o presente artigo confirma a hipótese de que é fundamental que os gestores de empresas de salões de beleza aprimorem as práticas de seus serviços, tendo vista, a inovação para se obter a fidelidade dos clientes.

Biografia do Autor

Itamara Keli Vieira da Silva, Departamento de Logística Universidade de Pernambuco

Tecnóloga em Logística, Universidade de Pernambuco

Djalma Silva Guimarães Junior, Departamento de Logística Universidade de Pernambuco

Professor Adjunto, Departamento de Administração,  Universidade de Pernambuco.

Mestre e Doutor em Engenharia de Produção - UFPE

Economia - UFPB 

Fagner José Coutinho de Melo, Departamento de Administração Universidade de Pernambuco

Professor Assistente, Departamento de Administração,  Universidade de Pernambuco.

Mestre e Doutor em Engenharia de Produção - UFPE

Administração - UFPE 

Carlos Henrique Michels de Sant’Anna, Departamento de Logística Universidade de Pernambuco

Professor Assistente, Departamento de Logística,  Universidade de Pernambuco.

Mestre em Engenharia de Produção - UFPE

Marcus Augusto Vasconcelos Araujo, Departamento de Administração Universidade de Pernambuco

Professor Adjunto, Departamento de Administração,  Universidade de Pernambuco.

Mestre e Doutor em Adminstração - UFPE

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Silva, I. K. V. da, Guimarães Junior, D. S., Melo, F. J. C. de, Sant’Anna, C. H. M. de, & Araujo, M. A. V. (2021). O IMPACTO DA INOVAÇÃO PERCEBIDA NA LEALDADE DOS CLIENTES: UM ESTUDO EM SALÕES DE BELEZA. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 9(2), 145–170. https://doi.org/10.18226/23190639.v9n2.07

Edição

Seção

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