DIMENSÕES INTERVENIENTES DA INOVAÇÃO: ESTUDO EMPÍRICO EM EMPRESAS DO VALE DO SILÍCIO

Autores

  • Maurício de Campos Bueno Fundação Dom Cabral
  • Anderson de Souza Sant’Anna FGV EAESP
  • Daniela Martins Diniz Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v9n2.01

Palavras-chave:

Contextos Capacitantes, Inovação, Dimensões Intraorganizacionais, Vale do Silício.

Resumo

Tomando como referência a noção de “contextos capacitantes” para a inovação, a pesquisa que subsidiou os resultados deste estudo teve como objetivo analisar a influência de dimensões contextuais intervenientes no processo de inovação em organizações instaladas no Vale do Silício (Califórnia, Estados Unidos). A partir da condução de pesquisa qualitativa com base no método de estudo de casos, foi possível captar a visão de profissionais do Vale do Silício sobre como determinadas dimensões contextuais (especificamente, cultura, trabalho, estrutura, tecnologia e ambiente físico) influenciam o processo inovativo das organizações investigadas. Os resultados indicam que as dimensões cultural, do trabalho e do design organizacional foram as mais se sobressaíram nos relatos dos entrevistados, que revelam que tais condições afetam diretamente o nível de inovação gerado nas organizações. Os aspectos tecnológicos e físicos não apareceram de forma espontânea nas entrevistas como condições diretamente ligadas ao processo criativo, mas somente com influências indiretas na inovação, ao permitirem maior interação e comunicação entre indivíduos/equipes. Em termos de sua relevância, esse estudo se justifica ao investigar, a partir da perspectiva de agentes diretamente envolvidos no processo de inovação, histórias e experiências vivenciadas em ambientes inovadores, considerando ser o Vale do Silício umas das regiões mais proeminentes em termos de novas tecnologias no mundo. Pôde-se, então, compreender, de alguma forma, as implicações de diversas dimensões da organização (física, social, tecnológica, estrutural e simbólica) no processo inovativo.

Biografia do Autor

Anderson de Souza Sant’Anna, FGV EAESP

Anderson de Souza Sant'Anna é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e de Recursos Humanos da FGV-EAESP. É pós-doutor em Teoria Psicanálitica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Administração, doutor em Arquitetura e Urbanismo, mestre e graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É pesquisador produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e membro co-fundador da Associação Lusófona de Administração e Gestão (ALGA). É também pesquisador do Centro de Pesquisas do Trabalho, Saúde e Efetividade Organizacional - CRITEOS (HEC Montreal) e do Núcleo de Estudos sobre Organizações, Sociedade e Subjetividade - NOSS (CEFET-MG), psicanalista sócio do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG) e membro do Instituto Sephora de Estudos de Orientação Lacaniana (UFRJ). Atua como editor associado e membro de conselho de diversas revistas brasileiras no campo da Administração. Foi professor da Fundação Dom Cabral (FDC), tendo como foco de sua experiência as áreas de comportamento organizacional e gestão de pessoas, em particular, nos temas de liderança, desenho organizacional, qualidade de vida no trabalho, carreiras e competências.

Daniela Martins Diniz, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Professora Adjunta da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), vinculada ao Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC. Professo Mestrado PROFNIT (Programa Stricto Sensu em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação da UFSJ). Doutora em Administração pela UFM linha de 'Gestão e Tecnologias Gerenciais'. Mestre em Administração pela PUC Minas, na linha de 'Inovação e Conhecimento'. Possui experiência em docência e pesquis instituições de ensino, como a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Fundação Dom Cabral (FDC) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sua trajetória acadê inclui participação em projetos de pesquisa e publicações nas áreas de Inovação e Transferência de Tecnologia; Liderança e Gestão de Pessoas; Empreendedorismo e C Social, dentre outros temas.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Bueno, M. de C., Sant’Anna, A. de S., & Diniz, D. M. (2021). DIMENSÕES INTERVENIENTES DA INOVAÇÃO: ESTUDO EMPÍRICO EM EMPRESAS DO VALE DO SILÍCIO. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 9(2), 1–23. https://doi.org/10.18226/23190639.v9n2.01

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.