INOVAÇÃO DE VALOR E USO DE UMA PLATAFORMA DE IDEIAS POR UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA | VALUE INNOVATION USING AN IDEA PLATFORM AT A BRAZILIAN UNIVERSITY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v9n1.07

Palavras-chave:

Inovação de valor, Inovação, Setor público, Crowdsourcing, Plataformas de ideias.

Resumo

Nos últimos anos, instituições públicas de diversos países adoram iniciativas inovação aberta, sobretudo desafios de ideias, visando maior colaboração dos cidadãos na gestão pública. Entretanto, percebe-se a ausência de aprofundamento envolvendo valores e inovação efetivamente agregados por estas iniciativas às organizações e cidadãos. Na presente pesquisa, busca-se discutir e aprofundar investigações neste contexto, utilizando-se o “radar da inovação de valor”: um modelo teórico, proposto por Martins et al. (2019), composto por quatro dimensões e doze fatores críticos para a percepção de inovação em projetos do setor público. Tem-se como objetivo principal aplicar o modelo radar a um desafio de ideias, denominado “Desafio Uni+”, promovido por uma universidade pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivos de caráter exploratório-descritivo, abordagens quantitativa e qualitativa e tendo como unidade de análise o “Desafio Uni+”. Como resultados têm-se a análise e a discussão da adequabilidade estatística dos fatores do radar, além da descrição da percepção de inovação de valor associada à participação no “Desafio Uni+”. Conclui-se que o fator Colaboração não atende à adequabilidade estatística e não pode ser considerado para avaliar o projeto Uni+. E que a comunidade acadêmica percebeu o projeto como inovador em relação à abertura e à eficiência para captação de ideias, entretanto, não percebeu, ou não foi adequadamente informada, sobre a geração de valor e implementação das ideias vencedoras do processo.

 

DOI: 10.18226/23190639.v9n1.07

 

Teresa Cristina Monteiro Martins, UFLA, Brasil, Email: teresacristina.ufla@gmail.com

André Luiz Zambalde, UFLA, Brasil, Email: zamba@ufla.br

 

Submetido: Agosto, 2020

Aceito: Agosto, 2021

*Contato para Correspondência

Biografia do Autor

Teresa Cristina Monteiro Martins, Universidade Federal de Lavras

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras

André Luiz Zambalde, Universidade Federal de Lavras

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Martins, T. C. M., & Zambalde, A. L. (2022). INOVAÇÃO DE VALOR E USO DE UMA PLATAFORMA DE IDEIAS POR UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA | VALUE INNOVATION USING AN IDEA PLATFORM AT A BRAZILIAN UNIVERSITY. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 9(3), 149–174. https://doi.org/10.18226/23190639.v9n1.07

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.