MOTIVAÇÕES E DECISÃO PARA COMPRA DEFININDO O PERFIL DO CONSUMIDOR NO E-COMMERCE | MOTIVATIONS AND DECISION FOR BUYING DEFINING THE CUSTOMER PROFILE ON E-COMMERCE

Autores

  • Jordana Basso Gasparetto Universidade de Caxias do Sul
  • Margareth Rodrigues de Carvalho Borella Universidade de Caxias do Sul
  • Lucas de Carvalho Borella Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Compras online. E-commerce. Perfil do consumidor online. Tomada de decisão para compra. Motivação para compra.

Resumo

Motivadas pelo aumento do consumo online, as plataformas de vendas virtuais ganharam destaque e cada vez mais públicos consumidores em âmbito mundial. Este trabalho tem como objetivo caracterizar o comportamento do consumidor em compras online e o que o influencia nas decisões de consumo, gerando o perfil do cliente no e-commerce. A pesquisa é descritiva de cunho quantitativo, envolvendo uma amostra de 390 respondentes. Os dados foram analisados por meio de análise estatística multivariada, constituída por análise descritiva, cruzamento de dados, análise de correlação e análise de variância. Os achados mais contundentes estão associados às principais motivações, preço, variedade e qualidade de produtos e pouco esforço/conveniência, para realizar compras pela internet. A tomada de decisão para compra pela internet, um dos constructos do modelo da pesquisa, está vinculada ao fato do público consumidor ter recursos de internet, bem como conhecimento e capacidade para usá-la. O perfil obtido é o de um público consumidor jovem que gasta menos de R$ 500,00 em uma compra e que adquire principalmente passagens aéreas, calçados e eletroeletrônicos. A amostra revelou um público bastante ativo nas compras virtuais e que utiliza esse modelo de consumo em função, principalmente, da comodidade e de vantagens financeiras. Esta pesquisa comprovou que o perfil do consumidor só é estruturado ao final do processo de compra e não a priori, como postulado pela maioria dos estudos. 

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DOI: 10.18226/23190639.v9n1.06


Jordana Basso Gasparetto, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.
E-mail: jordanagasparetto@hotmail.com

Margareth Rodrigues de Carvalho Borella*, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.
E-mail: mrcborel@ucs.br

Lucas de Carvalho Borella, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.
E-mail: lcborella@ucs.br

 

 

 

Submetido: Outubro 2020
Aceito: Dezembro 2020
*Contato para Correspondência

 

Biografia do Autor

Jordana Basso Gasparetto, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Administração pela Universidade de Caxias do Sul.

 

Margareth Rodrigues de Carvalho Borella, Universidade de Caxias do Sul

Formação em Engenharia Química pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Pós-graduação em Ciência dos Materiais e Gestão da Manufatura pela UCS.

Mestrado e Doutorado em Administração pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Professora da Universidade de Caxias do Sul no curso de Administração.

Pesquisadora da UCS nas linhas de Estratégias Verdes de Gestão e Sustentabilidade em Cadeia de Suprimentos e Marketing Ambiental.

Lucas de Carvalho Borella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Engenheiro de Produção pela UCS (Universidade de Caxias do Sul).

Aluno homenageado pelo seu excelente desempenho acadêmico tendo sido agraciado com o diploma de honra ao mérito pela SAE/Brasil. 

Bolsista CAPES/PROEX do curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia de Produção do PPGEP/UFRGS.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Gasparetto, J. B., Borella, M. R. de C., & Borella, L. de C. (2021). MOTIVAÇÕES E DECISÃO PARA COMPRA DEFININDO O PERFIL DO CONSUMIDOR NO E-COMMERCE | MOTIVATIONS AND DECISION FOR BUYING DEFINING THE CUSTOMER PROFILE ON E-COMMERCE. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 9(1), 117–145. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/9236

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