INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E STARTUPS À LUZ DA SINGULARIDADE E DA RACIONALIDADE LIMITADA
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v9n2.02Palavras-chave:
Limited rationality, Singularity, Startups, Learning by action, University entrepreneurshipResumo
O artigo tem como objetivo responder as seguintes questões de pesquisa: Que desafios a academia enfrenta para melhorar o pensamento crítico de seus alunos empreendedores em uma abordagem de aprendizagem pela ação? E, quais são as reações e alternativas que os alunos apresentam à singularidade e à racionalidade limitada na resolução de um problema? Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa por meio da observação participante em três estudos de caso de empresas participantes de um projeto interdisciplinar desenvolvido em uma das melhores universidades federais brasileiras. A partir dos casos, é possível perceber pontos como: Prevalência do medo do fracasso pelos alunos; Busca inicial de uma solução ótima e genérica na literatura científica ou em exemplos semelhantes; A compreensão dos alunos de que a organização interna e a gestão da aprendizagem são mais importantes do que as soluções técnicas; A singularidade do problema da startup, aliada à limitação de fatos e dados, levou o grupo a decidir mais por estudos sobre startups do que por pesquisas bibliográficas genéricas sobre o problema ou benchmarking; e o processo de validação da solução foi realizado pela legitimidade do empreendedor, e não por validação estatística ou econômica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.