REFLEXÕES E DESAFIOS SOBRE ESCALABILIDADE DE UMA INOVAÇÃO SOCIAL: UM CASO PARA ENSINO | REFLECTIONS AND CHALLENGES ABOUT SCALABILITY OF A SOCIAL INNOVATION: A STUDY CASE
Palavras-chave:
Inovação Social, Escalabilidade, Scaling Up, Scaling Out, Scaling Deep.Resumo
Este caso para ensino apresenta uma situação real de um projeto de inovação social que vislumbra escalabilidade. A referida inovação social foi motivada pela observação da situação das favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia. O objetivo da inovação social é promover o protagonismo dos jovens moradores de favelas. Já os objetivos deste caso para ensino são: (a) revisitar os conceitos de inovação social e de escalabilidade de uma inovação social; (b) identificar e analisar oportunidades para cada tipo de escalabilidade; (c) promover discussões sobre como escalonar uma inovação social; (d) promover visão crítica sobre a escalabilidade de uma inovação social. Os dados para a construção do caso foram coletados através de entrevistas semiestruturadas.
======================================
DOI: 10.18226/23190639.v8n3.08
Larissa Medianeira Bolzan*, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Brasil.
E-mail: larissambolzan@gmail.com
Submetido: Junho 2020
Aceito: Setembro 2020
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.