REFLEXÕES E DESAFIOS SOBRE ESCALABILIDADE DE UMA INOVAÇÃO SOCIAL: UM CASO PARA ENSINO | REFLECTIONS AND CHALLENGES ABOUT SCALABILITY OF A SOCIAL INNOVATION: A STUDY CASE

Autores

Palavras-chave:

Inovação Social, Escalabilidade, Scaling Up, Scaling Out, Scaling Deep.

Resumo

Este caso para ensino apresenta uma situação real de um projeto de inovação social que vislumbra escalabilidade. A referida inovação social foi motivada pela observação da situação das favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia. O objetivo da inovação social é promover o protagonismo dos jovens moradores de favelas. Já os objetivos deste caso para ensino são: (a) revisitar os conceitos de inovação social e de escalabilidade de uma inovação social; (b) identificar e analisar oportunidades para cada tipo de escalabilidade; (c) promover discussões sobre como escalonar uma inovação social; (d) promover visão crítica sobre a escalabilidade de uma inovação social. Os dados para a construção do caso foram coletados através de entrevistas semiestruturadas.

======================================

DOI: 10.18226/23190639.v8n3.08

 

 

Larissa Medianeira Bolzan*, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Brasil.

E-mail: larissambolzan@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Submetido: Junho 2020

Aceito: Setembro 2020

*Contato para Correspondência

 

 

Biografia do Autor

Larissa Medianeira Bolzan, UFPel

Professora Adjunta do Curso Superior de Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua no Grupo de Trabalho Metodologias Ativas de Ensino, da UFPel, que integra a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Pós-doutora em Administração, com pesquisas sobre Escalabilidade de Inovações Sociais, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutora em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisas sobre os Processos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação no Ensino Superior. Realizou Estágio Doutoral no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa (ULisboa), com estudos sobre Pedagogia Universitária e Avaliação Formativa no Ensino Superior. Mestre e Bacharel em Administração, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pesquisas sobre Tecnologias de Informação e Sociedade. Tem como interesses de pesquisas: Metodologias Ativas de Ensino para Engenharias, Metodologias de Cocriação com vistas a promover Inovação Social e a utilização de Tecnologia de Informação pela Sociedade.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Bolzan, L. M. (2021). REFLEXÕES E DESAFIOS SOBRE ESCALABILIDADE DE UMA INOVAÇÃO SOCIAL: UM CASO PARA ENSINO | REFLECTIONS AND CHALLENGES ABOUT SCALABILITY OF A SOCIAL INNOVATION: A STUDY CASE. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 8(3), 168–178. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/8845

Edição

Seção

Casos de Ensino