INOVAÇÕES ORGANIZACIONAIS NA GESTÃO GOVERNAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS | ORGANIZATIONAL INNOVATIONS IN GOVERNMENTAL MANAGEMENT: AN ANALYSIS OF CIVIL SERVANTS' PERCEPTIONS
Palavras-chave:
Inovação no setor público, inovação organizacional, gestão governamental.Resumo
Este artigo objetiva compreender como a inovação é percebida no setor público sob a ótica dos servidores públicos que trabalham com inovações. A concepção de inovação assumida aqui ultrapassa o vínculo da tecnologia, tendo destaque as inovações organizacionais que representam melhorias no gerenciamento da coisa pública e culminam na atribuição de valor pela população. A partir de pesquisa qualitativa e descritiva, foram selecionados estudos de casos em organizações da Administração Pública federal e estadual que atuam com inovações enquanto sua atividade-fim e aqueles que inovam em suas áreas setoriais. A coleta de dados centrou-se em entrevistas semiestruturadas com 14 servidores públicos dos casos analisados, ocorridas entre 2018 e 2019. A análise abrangeu as percepções dos entrevistados sobre: i) o que são inovações; ii) inovações no cotidiano de trabalho; iii) tarefas para além do prescrito; e iv) o impacto das transições de gestão governamental nas dinâmicas de inovação. Os resultados apontaram que a percepção desses profissionais transpõe o comumente compreendido por inovação como mudança, ruptura, novo, criatividade. Os principais achados indicaram que as mudanças de gestão de governo repercutiram na inovação quanto à disponibilidade de recursos e ao suporte organizacional para a estratégia de inovação na Administração Pública. Contudo, a ausência de recursos não inibiu a busca por alternativas na esfera estadual que encontrou soluções inovadoras para seu contexto, logo a percepção por inovações seria relativa. Consequentemente, a inovação contribui para transformar a gestão pública ao atender as expectativas dos cidadãos por serviços públicos de qualidade e transparência nas ações governamentais.
=============================================
DOI: 10.18226/23190639.v9n1.03
Cristina Camila Teles Saldanha*, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Brasil.
E-mail: cristina.c.t.saldanha@gmail.com
Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz, Fundação João Pinheiro (FJP-MG). Brasil.
E-mail: marcus.cruz@fjp.mg.gov.br
Submetido: Março 2020
Aceito: Outubro 2020
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.