A INCORPORAÇÃO DO VAREJO OMNICHANNEL PELA GERAÇÃO Y EM COMPARAÇÃO COM VAREJO TRADICIONAL E O VAREJO ONLINE | THE INCORPORATION OF GENERATION Y OMNICHANNEL RETAIL COMPARED TO TRADITIONAL RETAIL AND ONLINE

Autores

  • Norberto Almeida de Andrade Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Giuliano Carlo Rainatto Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Genésio Renovato da Silva Neto Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v9n3.02

Palavras-chave:

Omnichannel, Millennials, Varejo, Comportamento de Consumo

Resumo

Este estudo examina a incorporação do varejo omnichannel pela geração Y em comparação com varejo tradicional e o varejo online e o mecanismo subjacente. Quatro estudos foram conduzidos para examinar os papéis moderadores da categoria de produto e o foco regulatório nas intenções de compra dos Millennials no varejo omnichannel. Os resultados dos estudos 1 e 2 mostram que a geração Y adota o varejo omnichannel em detrimento do varejo físico puro e físico e que a conveniência, o prazer e o valor percebidos determinam a adoção do varejo omnichannel para compras. O estudo 3 mostra que a categoria de produto influencia a preferência dos Millennials pelo varejo omnichannel. Por fim, o Estudo 4 oferece suporte ao papel moderador do foco regulatório da geração Y na determinação de sua escolha de formato de varejo para compras.

 

DOI: 10.18226/23190639.v9n3.02

 

Norberto Almeida de Andrade, Faculdades Metropolitanas unidas, Brasil. Email: Giulianorainatto@yahoo.com.br

Genésio Renovato, Uninove, Brasil. Email: genesiorenovato@gmail.com

Giuliano Carlo Rainatto, Senac/SP, Brasil. Email: Giulianorainatto@yahoo.com.br

Graziela Maira Rainatto, UNIP, Brasil. Email: Grazielarainatto@gmail.com

 

Submetido: Julho 2019

Aceito: Outubro 2020

*Contato para Correspondência

Biografia do Autor

Norberto Almeida de Andrade, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Área: Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor. Professor e Consultor em Marketing Digital.

Giuliano Carlo Rainatto, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Mestre em administração na linha de pesquisa de conhecimento e inovação, com Graduação em Administração de Empresas e pós-graduação em Direito Tributário Empresarial e em Finanças.

Genésio Renovato da Silva Neto, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Graduado em Administração de empresas pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2007). MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Monte Serrat - UNIMONTE (2013). Mestre em Administração de Empresas, linha de pesquisa Organizações Competitivas, com projeto de pesquisa atual na área do varejo estudando "A influência da transformação digital no varejo supermercadista sobre a decisão de compra do consumidor " pela Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU.

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Publicado

2022-04-25

Como Citar

Andrade, N. A. de, Rainatto, G. C., & Silva Neto, G. R. da. (2022). A INCORPORAÇÃO DO VAREJO OMNICHANNEL PELA GERAÇÃO Y EM COMPARAÇÃO COM VAREJO TRADICIONAL E O VAREJO ONLINE | THE INCORPORATION OF GENERATION Y OMNICHANNEL RETAIL COMPARED TO TRADITIONAL RETAIL AND ONLINE. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 9(3), 29–51. https://doi.org/10.18226/23190639.v9n3.02

Edição

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