INTENÇÃO DE CONTINUIDADE DO USO DOS APLICATIVOS MÓVEIS DE TRANSPORTE INDIVIDUAL EM SERGIPE | CONTINUED INTENT TO USE INDIVIDUAL MOBILE TRANSPORT APPLICATIONS IN SERGIPE

Autores

  • Gabriel Silva das Virgens Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Maria Conceição Melo Silva Luft Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Larissa Soares de Queiroz Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Glessia Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Rosângela Sarmento Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS

Palavras-chave:

Aplicativos Móveis de Transporte, Aplicativos E-Healing, Continuidade do Uso.

Resumo

O uso de aplicativos móveis para solicitação de transporte revolucionou o mercado. As empresas que dispõem de tecnologia avançada por meio de plataformas online conseguem conectar motoristas e passageiros com agilidade e eficácia. A aceitação dos usuários para a utilização da aplicação se confirma quando é evidenciado o número de novos usuários que passam a fazer uso de aplicativos móveis para solicitar transporte, seja ele carro de passeio, táxi ou mototáxi. Analisar a intenção de continuidade do uso dos aplicativos móveis das empresas de transporte individual do estado de Sergipe por meio do Post Acceptance Model (PAM) de Bhattacherjee (2001) é o objetivo deste estudo. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza quantitativa de característica exploratória-descritiva, e foi aplicado um questionário online nas mídias sociais, obtendo uma amostra de 225 respondentes. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva e da técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). O modelo teórico proposto foi aceito para o contexto desta pesquisa, e a intenção de continuidade do uso dos aplicativos apresentou alto efeito de determinação. Os resultados apontaram que a satisfação determina a intenção de uso e que os usuários estão satisfeitos. Como contribuição, esse estudo pode auxiliar os responsáveis pelos aplicativos móveis de transporte a traçarem estratégias que visem a continuidade do uso de seus aplicativos.

==============================

DOI: 10.18226/23190639.v8n2.02

 

Gabriel Silva das Virgens, Universidade Federal de Sergipe (UFS). Brasil.

E-mail: gabriel.virgens@hotmail.com

 

Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe (UFS). Brasil.

E-mail: ceica@ufs.br

 

Larissa Soares de Queiroz, Universidade Federal de Sergipe (UFS). Brasil.

E-mail: larissasoares.lsq@gmail.com

 

Glessia Silva*, Universidade Federal de Sergipe (UFS). Brasil.

E-mail: glessiasilva@hotmail.com

 

Rosângela Sarmento Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS). Brasil.

E-mail: rosangelasarmento13@gmail.com

 

 

 

 

Submetido: Setembro 2019

Aceito: Março 2020

*Contato para Correspondência

 

Biografia do Autor

Gabriel Silva das Virgens, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Professora Associada do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe, exercendo atividades de ensino (graduação, especialização e mestrado), pesquisa, extensão e gestão. Na pesquisa e orientação, destacam-se as seguintes linhas em diversos temas e tipos de organização e segmentos empresariais: gestão da tecnologia da informação e sistemas de informação; estratégia; incubadora de empresas e inovação. Atuou como gestora do Cise e do Departamento de Administração além de Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico por exercer a função de orientadora do Programa ALI CNPq/SEBRAE (04/2014 a 03/2016).

Larissa Soares de Queiroz, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2019). Possui especialização em Relações Pessoais e Gestão de Conflitos pela Faculdade Adventista da Bahia (2017). Graduada em Administração pela Faculdade Adventista da Bahia (2015). Atuou como diretora de Comunicação da Equipe Enactus FADBA (2013), vice-diretora de projetos na Empresa Junior FADBA (2014), pesquisadora júnior do Núcleo de Estudos do Recôncavo em Administração e Negócios - NERAN (2017), professora de Marketing nos curso de Administração, Secretariado e Gestão de TI, assim como também atuou como professora-tutora da especialização em Andragogia na Faculdade Adventista da Bahia (2018-2019).

Glessia Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pós-Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo - FGV/EAESP, na linha de pesquisa Gestão de Operações e Sustentabilidade (2019-Atual). Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo - FGV/EAESP, na linha de pesquisa Gestão de Operações e Competitividade (2018). Mestra em Administração pela Universidade Federal de Sergipe, na linha de pesquisa Inovação e Tecnologia (2013). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Tem interesse de pesquisa em: inovação, pequena empresa e desenvolvimento econômico e social. Lecionou na Universidade Federal de Sergipe como Professora Substituta do Departamento de Administração, nas áreas de finanças e produção (2013). Lecionou como Professora Assistente da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão, no curso de Engenharia de Produção, no eixo tecnologia (2013-2018). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe, no Departamento de Administração, na área de finanças (2018-Atual), no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP (2019-Atual), e no Programa de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Federal de Sergipe - PROPADM (2019-Atual). Atuou em projetos de pesquisa do Fórum de Inovação da FGV/EAESP (2015-2017).

Rosângela Sarmento Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul -USCS e Mestre em Administração -USCS, linha de pesquisa Redes Organizacionais e Inovação, graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Atual da Amazônia, especialista em Recursos Humanos pela FACINTER - Faculdade Internacional de Curitiba. Experiência na área de marketing Professora Drª do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe-UFS e Professora Colaboradora do Mestrado em Administração-UFS - PROPADM. Foi professora da Faculdade Metropolitas Unidas -FMU, Anhaguera Educacional, Senac Vila Prudente-SP e Universidade Estadual de Roraima - UERR. Avaliadora de cursos e instituições do MEC.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Virgens, G. S. das, Luft, M. C. M. S., Queiroz, L. S. de, Silva, G., & Silva, R. S. (2020). INTENÇÃO DE CONTINUIDADE DO USO DOS APLICATIVOS MÓVEIS DE TRANSPORTE INDIVIDUAL EM SERGIPE | CONTINUED INTENT TO USE INDIVIDUAL MOBILE TRANSPORT APPLICATIONS IN SERGIPE. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 8(2), 23–43. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/7733

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.