FATORES ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE RECOMPRA DA MARCA DE UM SMARTPHONE | FACTORS THAT PRECEDE A SMARTPHONE BRAND REPURCHASE
Palavras-chave:
comportamento de consumo, intenção de recompra, imagem social.Resumo
Verificar os fatores que antecedem a recompra da marca de um smartphone é o objetivo deste artigo. Foi desenvolvido um modelo teórico que colocou a imagem social como elemento influenciador de recompra, assumindo a existência das relações entre design, qualidade percebida, popularidade da marca, norma subjetiva, preço percebido e auto congruência, tanto na intenção de recompra quanto na imagem social. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva, com corte transversal e dados primários. A coleta de dados deu-se por meio de formulários eletrônicos, e atingiu quantidade de 418 respondentes válidos, analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os resultados mostraram a existência da influência positiva das relações entre design, qualidade percebida, popularidade da marca e auto congruência na intenção de continuar comprando uma marca de smartphone. Em adicional, pôde-se evidenciar a influência positiva do design, norma subjetiva, preço percebido e auto congruência na imagem social dos usuários deste produto. Assim, pôde-se concluir que as experiências satisfatórias dos consumidores com as marcas de smartphone que oferecem popularidade, reconhecimento de autoimagem, qualidade e atrativos estéticos poderão influenciá-los a recomprar este produto. Evidenciou-se, ainda, que smartphones possivelmente representarão reputação social para o usuário por meio da beleza, luxo e congruências normativa e pessoal.
DOI: 10.18226/23190639.v8n1.06
Isabelle Menezes Dovera Ribeiro, Fucape Business School (FUCAPE). Brasil.
E-mail: isabelledovera@hotmail.com
Daniel Modenesi de Andrade*, Fucape Business School (FUCAPE). Brasil.
E-mail: danielmodenesi@fucape.br
Submetido: Agosto 2019
Aceito: Novembro 2019
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.