RELAÇÃO ENTRE STARTUP DE BASE TECNOLÓGICA E STAKEHOLDERS À LUZ DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA E TEORIA DA SALIÊNCIA | RELATIONSHIP BETWEEN STARTUP OF TECHNOLOGICAL BASIS AND STAKEHOLDERS IN THE LIGHT OF THE STRATEGY AS PRACTICE AND THEORY OF SALIENCE
Palavras-chave:
Startups, estratégia-como-prática, teoria da saliênciaResumo
Neste artigo foram exploradas as atividades ligadas a harmonização de stakeholders ou partes interessadas de startups. O fato de o estudo ocorrer no contexto das startups se justifica pelo alto nível de incerteza que tais organizações estão sujeitas uma vez que estão inseridas em mercados de alto risco. O objetivo deste estudo foi compreender como ocorre o relacionamento entre uma startup e seus stakeholders, a partir da perspectiva da estratégia-como-prática e da teoria da saliência. Este estudo seguiu uma metodologia qualitativa, de caráter descritivo, empregando o método de estudo de caso único. A estratégica como prática (Whittington, 2002) por ter uma visão no qual a estratégia é realizada por meio dos atores e suas interações combinada com a análise da saliência de Mitchell, Agle & Wood (1997) permitiu identificar como cada stakeholder contribui com o desenvolvimento da Startup Z, além disso, foi possível apontar quais práticas e práxis são realizadas pelos praticantes e como suas práxis influenciaram no relacionamento com os seus stakeholders. Ainda, os marcos identificados permitem ter uma visão temporal em que os eventos ocorreram e como os stakeholders foram sendo engajados na ideia do negócio. Registra-se como limitação deste trabalho a impossibilidade de identificar todas as práticas realizadas pela Startup Z, porém priorizaram-se todas as ações que foram fundamentais para a operacionalização da empresa.
DOI: 10.18226/23190639.v8n1.01
Bruno Ribas Silveira*, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Brasil.
E-mail: bruno.ribas@posgrad.ufsc.br
Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Brasil.
E-mail: rblavarda@gmail.com
Submetido: Maio 2019
Aceito: Outubro 2019
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.