INOVAÇÃO ABERTA DE USUÁRIO: ESTUDO DA AÇÃO EMPREENDEDORA DE LEAD USERS | OPEN USER INNOVATION: A STUDY OF LEAD USER’S ENTREPRENEUR ACTION

Autores

  • Leandro Silva FUMEC
  • Jefferson La Falce FUMEC

Palavras-chave:

Inovação aberta, Inovação, lead user, empreendedorismo, ação empreendedora

Resumo

Tangenciando o tema de empreendedorismo, e muitas vezes até confundido com o próprio, está o conceito de inovação. A cada dia, o termo inovação vem tomando a pauta das empresas, outrora quase exclusividade daquelas baseadas em tecnologia e hoje, de praticamente todos os setores. Do lado da inovação um ator muito importante é o lead user, ou usuário com alto consumo e relação com um determinado produto. Este ensaio teórico busca comparar as características de um empreendedor com a do lead user, na geração da inovação. Para tanto, buscou-se entender como a ação empreendedora de um indivíduo se assemelha com a ação de inovar de um lead user. Na busca bibliográfica foram encontradas várias evidências de similaridade entre as definições desses dois atores. Pode se constatar que não é só nas características que as semelhanças se encerram. A ação empreendedora, assim como a ação de inovar do lead user tem muitos pontos de convergência. Um ponto importante é que nem todo lead user empreende, mas aqueles que possuem uma rede de contatos mais bem desenvolvida tendem a empreender mais. O estudo é um ponto de partida para a convergência das teorias, ou mesmo para entender melhor como a evolução da teoria do empreendedorismo vem caminhando de forma tangente à teoria da inovação.

=========================================

DOI: 10.18226/23190639.v8n3.03

 

 

Leandro Silva*, Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Brasil.

E-mail: leandro@gereconsultoria.com.br

 

Jefferson La Falce, Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Brasil.

E-mail: jefferson.falce@fumec.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Submetido: Abril 2019

Aceito: Junho 2020

*Contato para Correspondência

  

 

 

Biografia do Autor

Leandro Silva, FUMEC

Leandro Figueiredo é doutorando em Administração na Universidade FUMEC. Mestre em Administração pela PUC Minas/Fundação Dom Cabral (FDC), formado em Comunicação Social no Uni-BH. Gestor de marketing com mais de 18 anos de experiência em vários segmentos. Consultor especializado em marketing, planos de negócios, estudos de viabilidade e planejamento estratégico, com experiência em empresas nascentes e empresas de pequeno e médio porte. Consultor SEBRAE e IEL-FIEMG para empreendedorismo, planejamento, marketing e inovação. Consultor SOFTEX para exportação de software. Docente da cadeira de marketing, empreendedorismo e inovação e outras disciplinas na faculdade Pitágoras; professor da pós-graduação em Gestão Ambiental do Uni-bh e com passagem pela FDC, Faculdade Batista, Newton Paiva e Estácio de Sá. Palestrante de Marketing, Comportamento do Consumidor, Trade Marketing, Benchmarking, Digital Marketing e Marketing Verde e temas ligados ao marketing, inovação e empreendedorismo. Avaliador de programas de Incubação e Aceleração.

Jefferson La Falce, FUMEC

Jefferson Lopes La Falce possui Doutorado em Administração pela FUMEC-MG. Mestrado em administração pela Faculdade Novos Horizontes, especializado em Gestão Estratégica de Marketing pela UFMG e graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Atualmente é pesquisador e professor da FUMEC nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado, Professor Orientador de TCC da Fundação Dom Cabral e consultor de Planejamento atuando no CEFET/MG. É membro do grupo de pesquisas GEICE sobre gestão da inovação, inteligência competitiva e empreendedorismo, antes denominado GEIQE até 2014/1, da universidade FUMEC, também faz parte do grupo de pesquisas da UFMG, Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações NECOP e do grupo Innovation Studies Finland da VTT Technical Research Center of Finland. É membro do comitê avaliador das Revistas: BAR (Brazilian Administration Review), Ciência Rural, Ciencia de la informacion, Revista economia e Gestão, Pretexto da Universidade FUMEC, Gestão & Tecnologia da Universidade de Pedro Leopoldo e Gestão & Planejamento UNIFACs. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Empreendedorismo, inovação, estratégia e saúde do trabalhador.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Silva, L., & La Falce, J. (2021). INOVAÇÃO ABERTA DE USUÁRIO: ESTUDO DA AÇÃO EMPREENDEDORA DE LEAD USERS | OPEN USER INNOVATION: A STUDY OF LEAD USER’S ENTREPRENEUR ACTION. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 8(3), 46–63. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/7253

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.