INOVAÇÃO ABERTA DE USUÁRIO: ESTUDO DA AÇÃO EMPREENDEDORA DE LEAD USERS | OPEN USER INNOVATION: A STUDY OF LEAD USER’S ENTREPRENEUR ACTION
Palavras-chave:
Inovação aberta, Inovação, lead user, empreendedorismo, ação empreendedoraResumo
Tangenciando o tema de empreendedorismo, e muitas vezes até confundido com o próprio, está o conceito de inovação. A cada dia, o termo inovação vem tomando a pauta das empresas, outrora quase exclusividade daquelas baseadas em tecnologia e hoje, de praticamente todos os setores. Do lado da inovação um ator muito importante é o lead user, ou usuário com alto consumo e relação com um determinado produto. Este ensaio teórico busca comparar as características de um empreendedor com a do lead user, na geração da inovação. Para tanto, buscou-se entender como a ação empreendedora de um indivíduo se assemelha com a ação de inovar de um lead user. Na busca bibliográfica foram encontradas várias evidências de similaridade entre as definições desses dois atores. Pode se constatar que não é só nas características que as semelhanças se encerram. A ação empreendedora, assim como a ação de inovar do lead user tem muitos pontos de convergência. Um ponto importante é que nem todo lead user empreende, mas aqueles que possuem uma rede de contatos mais bem desenvolvida tendem a empreender mais. O estudo é um ponto de partida para a convergência das teorias, ou mesmo para entender melhor como a evolução da teoria do empreendedorismo vem caminhando de forma tangente à teoria da inovação.
=========================================
DOI: 10.18226/23190639.v8n3.03
Leandro Silva*, Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Brasil.
E-mail: leandro@gereconsultoria.com.br
Jefferson La Falce, Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Brasil.
E-mail: jefferson.falce@fumec.br
Submetido: Abril 2019
Aceito: Junho 2020
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.