O DESENVOLVIMENTO DE MARCAS PRÓPRIAS E A CULTURA EMPREENDEDORA PARA O CRESCIMENTO EMPRESARIAL | THE DEVELOPMENT OF PRIVATE BRANDS AND ENTREPRENEURIAL CULTURE FOR BUSINESS GROWTH

Autores

  • Andra de Souza dos Passos TecSerra Escola de Educação Profissional
  • Eduardo Rubini da Silva Faculdade Antônio Prado
  • Priscila Bresolin Tisott Universidade de Caxias do Sul
  • Deise Taiana de Ávila Dias Universidade de Caxias do Sul
  • Pedro Augusto Bocchese Faculdade Antônio Prado

Palavras-chave:

Marcas Próprias, Mercado Competitivo, Crescimento Empresarial.

Resumo

Diante do mercado competitivo, neste estudo discutiram-se as condições relevantes para o crescimento das indústrias do setor vitivinícola, as quais criam suas marcas próprias. Muito se discute o avanço de novas tecnologias, os processos de desenvolvimento de produtos que permitem que muitos fabricantes ofereçam ao mercado produtos que apresentam as mesmas especificações técnicas resultando em padrões de qualidade semelhante. Uma marca própria passa então a significar não somente o produto real, mas incorpora um conjunto de valores e atributos  que  contribuem para diferenciá-la daqueles que são similares. Assim, o objetivo geral do estudo foi  analisar as características do desenvolvimento de marca própria em organizações do setor vinícola de Antônio Prado. Como procedimentos metodológicos, este estudo caracteriza-se com uma pesquisa qualitativa exploratória, como técnica de análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo. Percebeu-se que os dirigentes das empresas de Antônio Prado atingem a capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes. Por meio do estudo realizado nota-se que a marca própria leva a empresa a gerar mais rentabilidade do que empresas que produzem produtos de outras organizações. Além do mais, as oportunidades são maiores no faturamento que pode ser essencial para a sobrevivência entre as empresas. 

 

 

DOI: 10.18226/23190639.v7n3.07

 

Andra de Souza dos Passos, TecSerra Escola de Educação Profissional (TECSERRA). Brasil.

E-mail: andradospassos@gmail.com

 

Eduardo Rubini da Silva, Faculdade Antônio Prado (FAP). Brasil.

E-mail: eduardorobini@gmail.com

 

Priscila Bresolin Tisott*, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.

E-mail: priscila.tisott@gmail.com

 

Deise Taiana de Ávila Dias, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.

E-mail: deiset.dias@gmail.com

 

Pedro Augusto Bocchese, Faculdade Antônio Prado (FAP). Brasil.

E-mail: pedro.bocchese@gmail.com

 

 

 

 

 

Submetido: Março 2019

Aceito: Outubro 2019

*Contato para Correspondência

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Publicado

2020-04-24

Como Citar

Passos, A. de S. dos, Silva, E. R. da, Tisott, P. B., Dias, D. T. de Ávila, & Bocchese, P. A. (2020). O DESENVOLVIMENTO DE MARCAS PRÓPRIAS E A CULTURA EMPREENDEDORA PARA O CRESCIMENTO EMPRESARIAL | THE DEVELOPMENT OF PRIVATE BRANDS AND ENTREPRENEURIAL CULTURE FOR BUSINESS GROWTH. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 7(3), 141–164. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/7211

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