O IMPACTO DO PROCESSO DE APROVAÇÃO DE PEÇAS DE PRODUÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE AMOSTRAS: UM ESTUDO DE UMA MONTADORA DE VEÍCULOS | THE IMPACT OF THE PRODUCTION PART APPROVAL PROCESS ON THE SAMPLE EVALUATION PROCESS: A STUDY OF A VEHICLE ASSEMBLER COMPANY
Palavras-chave:
Fornecedores, PPAP, Desenvolvimento de FornecedoresResumo
O mercado competitivo e cada vez mais globalizado exige que as organizações tenham uma relação com seus fornecedores que possibilite agregar valor e garantir qualidade a seus produtos. Neste contexto este estudo busca compreender as principais falhas no processo de elaboração da documentação de PPAP para a entrega junto ao primeiro lote de produção para uma empresa do ramo metalmecânico da Serra Gaúcha. A pesquisa realizada é qualitativa, sendo aplicada a seis fornecedores, atuantes em ramos variados de mercado, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado aplicado durante entrevistas presenciais e por telefone, nos meses de outubro e novembro de 2018. Os dados obtidos foram analisados por técnicas de análise de conteúdo, onde identificou-se que ocorrem falhas tanto originárias dos fornecedores quanto da empresa focal, principalmente relacionadas a troca de informações e aos prazos de desenvolvimento. Sugeriu-se também possibilidades de melhorias para a empresa focal, tomando por base as sugestões e críticas citadas pelos fornecedores entrevistados. Como conclusão, observou-se que as principais ações para a melhoria do processo de elaboração e entrega das documentações de PPAP junto ao primeiro lote de produção devem partir da empresa cliente, possibilitando assim ganhos neste processo e na relação com os fornecedores.
DOI: 10.18226/23190639.v8n1.03
Julian Perboni Copetti*, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.
E-mail: julian_copetti@hotmail.com
Ivandro Cecconello, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.
E-mail: iceccone@ucs.br
Submetido: Março 2019
Aceito: Novembro 2019
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.