ELEMENTOS DETERMINANTES PARA A CAPACIDADE DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA| DETERMINANTS ELEMENTS FOR INNOVATION CAPABILITY OF COMPANIES: A SYSTEMATIC REVIEW OF LITERATURE
Palavras-chave:
Capacidade de Inovação, Inovação, Revisão sistemática da literatura.Resumo
A capacidade de inovação é a capacidade empresarial de transformar de forma sistêmica recursos internos e externos em tipos de inovações que beneficiam tanto a empresa como seus stakeholders. O objetivo deste artigo é identificar, na literatura, modelos teóricos que apresentem elementos determinantes para a capacidade de inovação das empresas. Para tanto, foi adotado como método a revisão sistemática da literatura realizada nas bases de dados Web of Science e Scopus. Quatro modelos teóricos foram selecionados, observando-se que estrutura organizacional, clima organizacional, ideais, tecnologia e know-how foram os elementos mais destacados pelos modelos. Como contribuições deste artigo, pode-se citar o levantamento de um conjunto de elementos que devem ser considerados pelas empresas caso queiram investir e fortalecer sua capacidade de inovação.
----
DOI: 10.18226/23190639.v7n1.03
Eduardo Corneto Silva*, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Brasil.
E-mail: eduardo_corneto@hotmail.com
Cristiane Drebes Pedron , Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Brasil.
E-mail: cdpedron@gmail.com
Submetido: Julho 2018
Aceito: Janeiro 2019
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.