O CASO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA VIRTUAL: DESCRIÇÃO DE SUA CRIAÇÃO À LUZ DA TEORIA DE NONAKA E TAKEUCHI | THE CASE OF THE VIRTUAL UNIVERSITY LIBRARY: ITS CREATION IN LIGHT OF NONAKA AND TAKEUCHI’S THEORY
Palavras-chave:
Espiral do Conhecimento, VBR, Estratégia do Oceano Azul, InovaçãoResumo
Este artigo descreve o processo de criação de uma ferramenta inovadora no mercado universitário brasileiro por meio do modelo SECI e sua dinâmica de transformação do conhecimento tácito para conhecimento explícito, representado pela espiral do conhecimento na teoria de criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi (1997). A inovação estudada foi a Biblioteca Virtual Universitária (VB), que nasceu da tentativa de romper com a prática ilícita de cópia de livros dentro e fora das instituições de ensino superior. Lançada em 2005 pela editora “K”, o produto oferta em sua plataforma cerca de 4500 títulos nacionais, incluindo selos editoriais em parceria com outras editoras do mesmo segmento. A nova oferta democratizou o acesso aos estudantes universitários ao conteúdo dos títulos, remotamente, por qualquer computador conectado à internet. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso único da editora, com caráter exploratório, no sentido de investigar a ocorrência do surgimento do produto Biblioteca Virtual Universitária; e é descritivo, considerando que apresenta os relatos do desenvolvimento deste produto sob a visão de vários participantes à época da criação da inovação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individualizadas com roteiros não-estruturados e tratados de forma qualitativa. A descrição dos resultados mostra que a dinâmica de construção da inovação segue o comportamento descrito pelo modelo SECI.
DOI: 10.18226/23190639.v7n2.06
Alessandra Gonçalves Teixeira*, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Brasil.
E-mail: agteixeira75@gmail.com
Favio Akiyoshi Toda, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Brasil.
E-mail: favio.toda@uol.com.br
Submetido: Maio 2018
Aceito: Março 2019
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.