INOVAÇÃO, ALIMENTOS E CONSUMO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E SUAS IMPLICAÇÕES | INNOVATION, FOOD AND CONSUMPTION: SCIENTIFIC PRODUCTION ANALYSIS AND ITS IMPLICATIONS
Palavras-chave:
Consumo, inovação, alimentos, bibliometria, mineração de texto.Resumo
Os alimentos são percebidos como fonte prazer e de bem-estar físico, mas também de preocupação e estresse, estando as preocupações relacionadas à (in) segurança, origem e saudabilidade dos alimentos. Atualmente, verifica-se que os indivíduos vivem em um constante paradoxo, pois de um lado há o desejo de inovar (neofilia), mas por outro, há o receio ou medo do não familiar (neofobia). Destaca-se, também, que a taxa de inovação na indústria brasileira de alimentos está aumentando gradativamente. Frente a esse contexto, objetivou-se analisar a produção científica a respeito das inovações alimentares por meio da técnica de mineração de texto. Para tanto, foram analisados 555 artigos publicados no Web of Sicence entre 2004 e 2014. Os resultados revelaram o aumento das publicações relacionadas a temática a partir de 2009, reforçando sua importância como tema de pesquisa. As áreas do conhecimento que mais se destacaram foram: Tecnologia de Alimentos, Agricultura, Economia e Nutrição. Entre os países que mais publicaram estão os Estados Unidos, Inglaterra, Holanda e Itália. Os conteúdos relacionados à segurança alimentar e alimentos geneticamente modificados apresentaram presença significativa, assim como mudanças climáticas e alegações de saúde. Por outro lado, a expressão “comportamento do consumidor” foi a que apresentou menor frequência. As implicações desses resultados para o mercado são apresentadas no estudo.
-----
DOI: 10.18226/23190639.v6n3.07
Priscila Caroline Souza Paiva Dias, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Brasil.
E-mail: priscila.paiva@hotmail.com
Caroline Pauletto Spanhol Finocchio*, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Brasil.
E-mail: carolspanhol@gmail.com
Thelma Lucchese Cheung, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Brasil.
E-mail: thelma.lucchese@ufms.br
Submetido: Maio 2018
Aceito: Setembro 2018
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.