INOVAÇÃO, ALIMENTOS E CONSUMO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E SUAS IMPLICAÇÕES | INNOVATION, FOOD AND CONSUMPTION: SCIENTIFIC PRODUCTION ANALYSIS AND ITS IMPLICATIONS

Autores

  • Priscila Caroline Souza Paiva Dias Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Caroline Pauletto Spanhol Finocchio UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Thelma Lucchese Cheung UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Palavras-chave:

Consumo, inovação, alimentos, bibliometria, mineração de texto.

Resumo

Os alimentos são percebidos como fonte prazer e de bem-estar físico, mas também de preocupação e estresse, estando as preocupações relacionadas à (in) segurança, origem e saudabilidade dos alimentos. Atualmente, verifica-se que os indivíduos vivem em um constante paradoxo, pois de um lado há o desejo de inovar (neofilia), mas por outro, há o receio ou medo do não familiar (neofobia). Destaca-se, também, que a taxa de inovação na indústria brasileira de alimentos está aumentando gradativamente. Frente a esse contexto, objetivou-se analisar a produção científica a respeito das inovações alimentares por meio da técnica de mineração de texto. Para tanto, foram analisados 555 artigos publicados no Web of Sicence entre 2004 e 2014. Os resultados revelaram o aumento das publicações relacionadas a temática a partir de 2009, reforçando sua importância como tema de pesquisa. As áreas do conhecimento que mais se destacaram foram: Tecnologia de Alimentos, Agricultura, Economia e Nutrição. Entre os países que mais publicaram estão os Estados Unidos, Inglaterra, Holanda e Itália. Os conteúdos relacionados à segurança alimentar e alimentos geneticamente modificados apresentaram presença significativa, assim como mudanças climáticas e alegações de saúde. Por outro lado, a expressão “comportamento do consumidor” foi a que apresentou menor frequência. As implicações desses resultados para o mercado são apresentadas no estudo.

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DOI: 10.18226/23190639.v6n3.07

 

Priscila Caroline Souza Paiva Dias, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Brasil.

E-mail: priscila.paiva@hotmail.com

 

Caroline Pauletto Spanhol Finocchio*, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Brasil.

E-mail: carolspanhol@gmail.com

 

Thelma Lucchese Cheung, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Brasil.

E-mail: thelma.lucchese@ufms.br

 

Submetido: Maio 2018

Aceito: Setembro 2018

*Contato para Correspondência

Biografia do Autor

Priscila Caroline Souza Paiva Dias, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Departamento de Administração

Caroline Pauletto Spanhol Finocchio, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Escola de Administração e Negócios 

Programa de Pós Graduação em Administração

Thelma Lucchese Cheung, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Escola de Administração e Negócios
Programa de Pós Graduação em Administração

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Paiva Dias, P. C. S., Finocchio, C. P. S., & Cheung, T. L. (2019). INOVAÇÃO, ALIMENTOS E CONSUMO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E SUAS IMPLICAÇÕES | INNOVATION, FOOD AND CONSUMPTION: SCIENTIFIC PRODUCTION ANALYSIS AND ITS IMPLICATIONS. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 6(3), 144–161. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/6242

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