A INTERFERÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO TRABALHO COTIDIANO E PARA A GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO MULTIPLO EM INDÚSTRIAS DE PLÁSTICOS DE FARROUPILHA | THE INTERFERENCE OF SOCIAL NETWORKS IN EVERYDAY WORK AND IN HUMAN RESOURCE MANAGEMENT: A MULTIPLE CASE STUDY IN PLASTIC INDUSTRIES OF FARROUPILHA MODEL
Palavras-chave:
Redes Sociais, Organização, Gestão de PessoasResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar as implicações que a popularização das redes sociais e a facilidade de utilizá-las no ambiente organizacional trouxeram para o trabalho cotidiano e para a gestão das pessoas. O mundo passa por constantes mudanças, não apenas relacionadas à economia e à política, mas também, às modificações comportamentais originadas pelas novas tecnologias de comunicação. No entanto, existe um gradativo debate no que se refere ao uso destes meios no ambiente de trabalho, bem como em relação ao bloqueio desta ferramenta. Assim, buscou-se através da percepção de colaboradores de vários níveis estratégicos na organização, apontar vantagens e desvantagens que o uso desta ferramenta proporciona para as organizações, bem como os motivos de sua utilização. Para tanto, foi efetuada uma pesquisa qualitativa através de um estudo de caso múltiplo que contou com 21 entrevistas efetuadas com funcionários e gestores do Departamento de Gestão de Pessoas de duas indústrias de plásticos no município de Farroupilha, no Estado do Rio Grande do Sul. O trabalho conclui pela inevitabilidade do uso das redes sociais nas organizações e pela dualidade entre a captura para o trabalho através das redes ao tempo em captura no trabalho para a vida cotidiana externa a ele.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.