ENSAIO TEÓRICO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E CAPITAL INTELECTUAL NO CONTEXTO BRASILEIRO | THEORETICAL ESSAY ABOUT THE RELATIONSHIP BETWEEN KNOWLEDGE MANAGEMENT AND INTELLECTUAL CAPITAL IN THE BRAZILIAN CONTEXT
Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual, Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual no contexto brasileiro.Resumo
Este ensaio teórico tem como objetivo principal discutir os conceitos encontrados na literatura sobre a Gestão do Conhecimento, o Capital Intelectual e a relação entre ambos, tendo em vista o contexto brasileiro. O artigo apresenta as diferentes perspectivas, os níveis de conhecimento, segundo o modelo de Nonaka e Takeuchi (1995), e as principais definições de Gestão do Conhecimento. O trabalho também revela uma distinção entre Capital Intelectual e criação de valor, os estágios de desenvolvimento na investigação do Capital Intelectual, os componentes que o constituem e sua importância para a geração de inovação e vantagem competitiva para as organizações modernas. Além disso, esta pesquisa mostra que, apesar de serem conceitos distintos, a Gestão do Conhecimento e o Capital Intelectual estão interrelacionados. Por fim, o artigo aborda as principais publicações científicas sobre esta temática dentro do contexto brasileiro e estabelece uma discussão sobre a Gestão do Conhecimento e o Capital Intelectual em empresas brasileiras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.