PREMISSAS E BENEFÍCIOS DO MODELO DE GESTÃO COLABORATIVO EM STARTUPS | PREMISES AND BENEFITS OF THE COLLABORATIVE MANAGEMENT MODEL IN STARTUPS

Autores

  • Luciano Franco Carvalho Monti Maffia
  • Marcelo Henrique Gomes Couto Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
  • Ricardo Fernandes Santos Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
  • Fábio Lotti Oliva Professor Dr. Associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
  • Celso Claudio de Hildebrand e Grisi Professor Dr. Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
  • Hamilton Luiz Correa Professor Doutor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Palavras-chave:

Modelos de gestão, Colaboração, Gestão colaborativa, Startups.

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar e descrever as principais premissas e benefícios do modelo de gestão colaborativo em startups. Para alcança-lo, adota-se a abordagem qualitativa, o método de estudo de casos múltiplos e o caráter descritivo de pesquisa. O instrumento utilizado para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitem, a priori, identificar premissas relacionadas aos processos de comunicação, cooperação e coordenação organizacional necessárias para a adoção dos modelos de gestão colaborativos, bem como benefícios de mesma natureza oriundos a partir de sua adoção. Desta forma, as evidências observadas permitem concluir que a gestão colaborativa pode ser uma alternativa viável ao desenvolvimento das startups, visto o ambiente e o contexto no qual esses negócios estão inseridos, assim como as necessidades de desenvolvimento rápido e estrutura diminuta e enxuta que os caracterizam. Entretanto, apesar dos benefícios identificados na presente investigação, a adoção do modelo de gestão colaborativo em uma organização necessita de análises e estudos mais profundos, uma vez que a adoção de um modelo desta natureza deve estar adequado às necessidades inerentes à gestão organizacional, aos objetivos e ao contexto no qual opera.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Maffia, L. F. C. M., Couto, M. H. G., Santos, R. F., Oliva, F. L., Grisi, C. C. de H. e, & Correa, H. L. (2018). PREMISSAS E BENEFÍCIOS DO MODELO DE GESTÃO COLABORATIVO EM STARTUPS | PREMISES AND BENEFITS OF THE COLLABORATIVE MANAGEMENT MODEL IN STARTUPS. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 6(1), 71–94. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5820

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.