“SE VÊ O BÁSICO DO BÁSICO, QUANDO A TURMA RENDE”: CENÁRIO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO COTIDIANO ESCOLAR | “IF YOU SEE THE BASIC OF THE BASICS, WHEN THE SCHOOL DOES RENDER: FINANCIAL EDUCATION SCENARIO IN THE SCHOOL DAILY

Autores

  • Luana Araújo Carvalho Universidade La Salle
  • Robinson Henrique Scholz Universidade La Salle

Palavras-chave:

Educação Financeira, Finanças, Escola

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar a importância da educação financeira aplicada para os alunos de ensino fundamental e médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Afonso Machado Coelho, situada no munícipio de Triunfo, RS, Brasil. A educação financeira é um tema que ainda é pouco abordado no ambiente escolar e devido a carência de conhecimento, se cria uma sociedade consumista e impulsiva. O método utilizado durante a pesquisa foi o qualitativo, por meio de um estudo de caso. Nas análises realizadas, percebeu-se que normalmente a educação financeira é vinculada a disciplina de matemática e não como matéria isolada. Concluiu-se, ao final dos resultados, que a educação financeira é um tema de relevância para o aluno de ensino fundamental e médio, sendo essencial na formação de um cidadão consciente. O estudante pode consolidar seus conhecimentos financeiros no ambiente escolar e ao chegar na vida adulta, poderá ter um pensamento mais crítico e analítico. Além disso, poderá ser capaz de identificar com mais facilidade as armadilhas existentes no mercado financeiro e tomar as decisões financeiras mais adequadas e precisas.

Biografia do Autor

Robinson Henrique Scholz, Universidade La Salle

Bacharel em Administração - Hab: Recursos Humanos; Mestre em Ciências Sociais e Doutor em Ciências Sociais.

Professor e pesquisador no Universidade La Salle

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Carvalho, L. A., & Scholz, R. H. (2018). “SE VÊ O BÁSICO DO BÁSICO, QUANDO A TURMA RENDE”: CENÁRIO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO COTIDIANO ESCOLAR | “IF YOU SEE THE BASIC OF THE BASICS, WHEN THE SCHOOL DOES RENDER: FINANCIAL EDUCATION SCENARIO IN THE SCHOOL DAILY. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 6(2), 102–125. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5817

Edição

Seção

Artigos