MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS NO SISTEMA AGROINDUSTRIAL (SAG) DA SOJA PÓS INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DOS TRANSGÊNICOS | ORGANIZATIONAL CHANGES IN THE AGROINDUSTRIAL SYSTEM (SAG) OF SOYBEAN AFTER TECHNOLOGICAL INNOVATION OF TRANSGENICS
Palavras-chave:
mudanças organizacionais, inovação tecnológica, transgênicos, soja.Resumo
Este paper buscou mostrar como acontece as mudanças organizacionais ocorridas no SAG da soja, além de evidenciar os impactos aos segmentos e agentes envolvidos em decorrência do advento e da difusão da soja transgênica após sua introdução no Brasil em 2005. Para análise e discussão dos resultados foram utilizadas as contribuições teóricas da Nova Economia Institucional e da Teoria da Organização Industrial. Quanto à sua natureza a pesquisa foi classificada como uma pesquisa aplicada. Quanto aos objetivos foi classificada como exploratória, descritiva e explicativa. Quanto aos procedimentos técnicos como bibliográfica e de campo (junto a 35 agentes). A partir dos resultados foi possível concluir que houve aumento da especificidade dos ativos que se fazem uso no SAG da soja, derivados principalmente pela inovação biotecnológica, induzindo as empresas a ampliarem seus limites além da simples visão tradicional de mercado, corroborando com a teoria de Ronald Coase. Outro resultado importante foi que a decisão de produção de um tipo de soja em detrimento de outro (convencional x transgênica) estaria nas mãos dos armazenadores/processadores, e não mais do produtor rural, tendo o prêmio recebido pela segregação da soja e entrega de um produto livre de transgênicos como fundamental na tomada de decisão.
DOI: 10.18226/23190639.v5n3.07
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.