COMPETÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO INOVADORA EM EMPRESAS DA FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE | COMPETENCES OF THE INNOVATIVE ORGANIZATION IN COMPANIES FROM FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE
Palavras-chave:
Inovação, Gestão da Inovação, Organização InovadoraResumo
Organizações inovadoras inovam sistematicamente e conseguem transformar competências em resultados de inovação. A gestão da inovação pode gerar importantes insights sobre que aspectos interferem nestes resultados, pois, embora as empresas criem mecanismos que as impulsionem a inovar, gerar inovação ainda é o principal desafio. Dada essas considerações, o artigo tem como objetivo identificar lacunas na gestão de inovação de empresas mantenedoras da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com base na metodologia do Fórum de Inovação da FGV/EAESP, que tem como base cinco competências da organização inovadora: liderança e intenção estratégica; meio inovador interno; pessoas; processos de inovação; e resultados. Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo com abordagem descritiva. O método de pesquisa adotado foi a survey do tipo exploratória e descritiva. O universo de empresas mantenedoras da Fundação Nacional da Qualidade é de 230 empresas, tendo sido enviado questionário online para todas as empresas e obtido um total de 68 respostas válidas. Os resultados demonstraram que as organizações possuem maior dificuldade em gerir a competência processo de inovação, uma vez que esta é a responsável por interligar as demais competências num processo dinâmico e interativo. Como contribuições práticas, o artigo chama a atenção para a dificuldade das organizações gerirem o processo de inovação. Como contribuição teórica, o artigo traz como proposta um modelo de diagnóstico da organização inovadora.
DOI: 10.18226/23190639.v5n1.04
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.