MERCADO DE FOOD TRUCK SOB UMA PERSPECTIVA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO | FOOD TRUCK MARKET UNDER A PERSPECTIVE OF INNOVATION AND ENTREPRENEURSHIP

Autores

  • Luciane da Silva Caussi Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas
  • Robinson Henrique Scholz Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas

Palavras-chave:

Empreendedorismo, inovação, gastronomia, food truck

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o mercado de inovação gastronômica em Porto Alegre e região metropolitana relacionando os food trucks a uma forma de inserção no universo gourmet. Os food trucks são cozinhas adaptadas em caminhões, que tem como objetivo fornecer comida de qualidade e inovadora. Este mercado é um segmento em crescimento no Brasil, trazendo além de cardápios inovadores, construídos por chef’s empreendedores, um novo conceito de lazer e entretenimento, misturando alta gastronomia e ocupação inteligente dos espaços públicos. Neste sentido, os food trucks são uma mescla de empreendedorismo aliado à inovação (exploração com sucesso de novas ideias, produtos ou serviços) e aplicados no universo gastronômico. Para desenvolver esta pesquisa, foram utilizados os métodos qualitativo e quantitativo, por meio das técnicas da entrevista semiestruturada, aplicação de questionários aos empreendedores e observação direta. As técnicas da estatística descritiva e da análise de conteúdo foram utilizadas para a análise do corpus de dados. Esta pesquisa aponta para possibilidade de auxiliar empreendedores que estejam interessados em investir neste ramo, bem como auxiliar na gestão de food trucks já existentes, uma vez que os resultados da pesquisa revelam os fatores essenciais para o sucesso nesse segmento: noções de empreendedorismo, conhecimento em administração, criatividade, inovação e fidelidade a uma proposta inovadora e irreverente de alimentação, lazer e entretenimento.

DOI: 10.18226/23190639.v4n3.01

Biografia do Autor

Luciane da Silva Caussi, Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas

Tecnóloga em Processos Gerenciais Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas.

Robinson Henrique Scholz, Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas

Bacharel em Administração - Hab: Recursos Humanos; Mestre em Ciências Sociais e Doutorando em Ciências Sociais. Professor e pesquisador no Unilasalle Canoas. Coordenador da Incubadora de Empreendimentos Solidários.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Caussi, L. da S., & Scholz, R. H. (2017). MERCADO DE FOOD TRUCK SOB UMA PERSPECTIVA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO | FOOD TRUCK MARKET UNDER A PERSPECTIVE OF INNOVATION AND ENTREPRENEURSHIP. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 4(3), 1–23. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/4431

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.