AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LICITAÇÃO PARA APOIAR A GESTÃO ADMINISTRATIVA DE ÓRGÃO PÚBLICO MUNICIPAL | GOVERNMENT PROCUREMENT SERVICES EVALUATION TO SUPPORT MANAGEMENT OF MUNICIPAL PUBLIC AGENCY
Palavras-chave:
Avaliação de Desempenho, Compras públicas, Licitações, Metodologia MCDA-CResumo
No processo de compra governamental procura-se a otimização de recursos e a aquisição mais vantajosa. Neste cenário, a avaliação dos serviços de licitação fornece o suporte necessário ao gestor para a tomada de decisão. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os serviços de licitação para apoiar a gestão administrativa de um órgãos público municipal. Como instrumento de intervenção foi utilizada a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza construtivista, na forma de um estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa, envolvendo a coleta de dados primários e secundários. Como resultados destacam-se: (i) a estruturação de modelo de avaliação contendo 2 Áreas de Preocupações e 4 Pontos de Vista Fundamentais (PVF); (ii) a construção de 24 indicadores de desempenho, sendo ilustrado nesta pesquisa 9 indicadores referente a PVF Resultados; (iii) o perfil de desempenho dos indicadores avaliados evidencia como pontos fracos - as licitações com o mesmo objeto e licitações desertas que necessitam ações de aperfeiçoamento e, como pontos fortes - os 4 indicadores relativos ao cumprimento de prazos para execução dos processos licitatórios. O modelo construído contribui para apoiar a gestão do processo de compras do órgão público avaliado, na medida em que proporciona uma visão detalhada dos pontos fortes e oportunidades de melhoria. A construção do modelo de avaliação, pautada em indicadores de desempenho possibilita o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo órgão público, permitindo uma gestão mais eficiente e à melhor aplicação dos recursos públicos disponíveis.
DOI: 10.18226/23190639.v4n1.06
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.