INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO SETOR SUCROALCOOLEIRO: DETERMINANTES, ESTÁGIO VIGENTE E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO BRASILEIRO (2005 - 2014) | TECHNOLOGICAL INNOVATIONS IN THE SUGAR AND ALCOHOL INDUSTRY: DETERMINANTS, CURRENT STAGE AND TRENDS IN THE BRAZILIAN CONTEXT (2005 - 2014)
Palavras-chave:
cana-de-açúcar, inovações, tecnologia.Resumo
No Brasil, no que tange ao setor sucroalcooleiro, o uso de novas tecnologias relacionadas à atividade de cultivo e transformação industrial da cana-de-açúcar tem se dado de forma crescente e irreversível. Sendo assim, este trabalho tem o intuito de abordar os aspectos relacionados ao estágio vigente das inovações tecnológicas, os fatores motivadores para a adoção das mesmas e as perspectivas do setor sucroalcooleiro. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura da última década, compreendendo o período de 2005 a 2014. Optou-se por revisar principalmente os principais periódicos brasileiros que tratam do assunto. Entre as principais descobertas adverte-se que devido às evoluções no paradigma tecnológico, as usinas são pressionadas para assumirem novos investimentos para manter ou mesmo superarem suas participações no mercado. Constatou-se que as motivações e a vantagem competitiva dessas usinas são provenientes da redução de custos e do aumento de eficiência, bem como de uma maior confiabilidade nos controles operacionais existentes em função das inovações tecnológicas empregadas. As quais vêm avançando no Brasil, mas há ainda bastante espaço para evoluir. E, infelizmente, nem todos os atores são contemplados com os benefícios decorrentes da atividade econômica analisada neste estudo, ou seja, o avanço nos meios técnicos-produtivos não atinge todos os produtores.
DOI: 10.18226/23190639.v4n3.05
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.